13 de maio de 2008

Patentes, picolés e politicagens.

Seguido vou ao centro. Pra me distrair compro um picolé no caminho de volta. Quase sempre faço isso, nos dias de calor, na volta do centro, um picolé. Abacaxi com hortelã o sabor. Meio gay, já sei. Mas é bom. E além do sabor, me faz lembrar do verão, aquele, e das coisas boas que tive nele. E por isso já me acostumei, virou tradição.

Lendo as manchetes de hoje me impressionei. 5 mil banheiros. CINCO MIL. Na China, os comunistas de Pequim agora socializaram os banheiros. 5 mil é a oferta da sede olímpica pra esse serviço. Passaram Nova Iorque, Londres e Tóquio. Uma beleza. Nunca parei pra pensar nisso, não faço idéia de quantos banheiros tem uma cidade e nem mesmo de qual o cálculo banheiros x habitantes pra suprir as necessidades, não tenho a mínima noção. Sei que 5 mil deve ser bom, deu na tv, virou até manchete. Em Poa poderia apostar um Frutilli que não tem mais de 40. Ganharia, acho.

Semana passada, novamente fui ao centro, não tava tão quente, eu não sentia calor. Só que precisava tomar alguma coisa, e por favor, nada de álcool. Tinha bebido muito na noite anterior, sentia a boca seca. Como de costume comprei um picolé. Abri e antes de enfiá-lo na boca, coloquei a embalagem suja na mochila. Isso mesmo, na mochila. Coleciono camisas de futebol e não embalagens de picolé, só que não tenho onde jogar. Não há lixos nas ruas, o mais próximo é sempre o da minha casa. Por isso, na mochila. Já no ônibus, pela janela, a direita vejo as novidades. E estão em todas esquinas. Todas, todas. As novas lixeiras. Novinhas em folha - e laranjas -; uma graça diria minha vó. Quando vi me senti um idiota. Um monte de lixeiras e eu com o papel de picolé dentro da mochila. Só que depois vi, o idiota não sou eu. É plastico de picolé na mochila, panfletos dos panfleteiros no bolso, notinhas na carteira. Sempre assim, nunca tem lixeiras nas ruas. Nunca, porém agora é diferente. Esse ano é especial. Em 2008, Pequim tem Olimpíadas, e agora banheiros. Aqui com as eleições, ganhamos lixeiras.

Marcadores: , , , , ,