23 de junho de 2008

O meu Brasil brasileiro.

Dois times se enfrentam na Cidade Baixa, 15 minutos ou 3 gols. Quem perde tá fora, entra o próximo. Na praça dos bombeiros todo jogo era mata a mata. Nesse, os sem camisa venceram e o gordinho com a blusa marrom suja de areia saiu. Eliminado, acabou com tudo. A bola é minha, disse antes de ir.

Bom, como o único leitor do blog deve saber, andamos em recesso. Estive de férias, Zóropa diria o Nérso da Capitinga. Na volta, cheguei ao Rio às 5 e tinha de esperar até as 10 da matina pra voltar a província. Cinco horas de espera, que desgraça. O banco duro do aeroporto fazia aumentar ainda mais a saudade da minha cama. Rola pra cá, vira pra lá. Não tinha o que fazer, não tem como dormir no banco gelado do Galeão. E pra piorar, nada pra ler. Nada, nada, nem o rótulo do desodorante que o maldito guardinha do Charles de Gaulle tirou da mochila. Piscou no raio x, pediu pra abrir a mochila e mandou: - This is the problem. E lá ficou meu desodorante de 80 centavos de euro... Depois de muita luta, consegui dar uma cochilada. Quando abri os olhos, me enchi de entusiasmo. Já deve tá na hora, vou embarcar. Mãe, tô chegando!! Que nada, eram recém 8:00.

Fui ao banheiro e na volta vi o estande da Editora Globo. Vi umas revistas, a Época trazia na capa o Casagrande. Tinha mais uma porção de revistas. Com um par delas as duas horas de espera que me restavam passariam num toque. Feito cachorro pidão, do meu banco fiquei olhando. Passou uma senhora e o negãozinho que atendia perguntou. A senhora tá voando de TAM? Após o sim da velhinha ele disse, escolha uma revista de brinde pra viagem. Pensei, é golpe. Que nada, a senhora pegou a revista e seguiu. Ora, também tô de TAM. Quero uma revista, mentalizei. Simulando mais uma ida ao banheiro, passei rente ao estande e bingo - a morena, colega do negãozinho me chamou.

Tá voando de TAM ou VARIG? Após a resposta, a moça explicou que se tratava de uma campanha de estímulo a leitura. Que eu poderia escolher qualquer revista e aparentando ter gostado de mim, abriu exceção. Pode escolher até duas. Tô bonito, pensei. Escolhi e ela seguiu. A TAM é uma das principais patrocinadoras da campanha, mas tem outras. Você possui algum desses cartões de crédito? Ali tinha uma lista imensa de cartões, e sendo assim, claro que eu tinha. - Veja agora se no seu cartão de crédito tem o número 30, pois a Editora Globo - ou a TAM, agora não lembro - está completando 30 anos e se tiver o número você ganha um superbrinde. Brinde e ainda super, eu quero! Tirei na hora o cartão. Quando ela viu, de batepronto abriu uma das revistas. Mais um patrocinador, exclamou apontando o indicador pra contracapa que trazia um anúncio gigante do Banco do Brasil. Eu tava convencido.

Meu cartão não tinha o 30, apenas um três e um 0 soltos, não juntos. Comentei que tinha mais dois cartões. - Então dá uma olhadinha que se tiver você ganha, entusiasmada exclamou novamente. Abri a carteira e nada. Meus 3 cartões tinham 3 e zeros, mas apenas separados. A morena comentou que não tinha problema, que mesmo assim serviria pro brinde. Achei estranho, dificil não ter 3 e zero dentre os vários números do cartão. Mas antes de concluir o raciocínio a menina interropeu pedindo pra que eu escolhesse um livro. Haviam dois, um do Paulo Coelho e outro nem lembro qual era. Fiquei com o segundo, era o brinde. E a moça, muito simpática, continuou. Como eu ia dizendo, essa é uma campanha promocional de estímulo a leitura, com apoio da TAM, do BB e do GOVERNO FEDERAL!!! Ela definitivamente estava animada. Nessa promoção o cliente TAM pode escolher a assinatura de 3 revistas durante dois anos gratuitamente. Três revistas, 2 anos e tudo grátis, que beleza. O senhor arca apenas com os custos de postagem, de 2 e poucos reais. Ó, tem um gasto mas eu quero, ainda tá valendo. Como são 3 revistas, duas de tiragem mensal e uma, a Época, semanal, são 7 revistas ao mês. São só vinte poucos por mês de postagem. Humm, tá bem, titubeante sinalizei. Como um dos patrocinadores é o Master Card, o pagamento é feito via cartão. São 24 meses de postagem só que o cartão aceita apenas pagamento em até 10 vezes. Assim você paga as postagens dos dois anos em 10 meses e pronto. 10 vezes de 59 reais e recebe por dois anos as 3 revistas. O golpe tava dado.

Caí feito pato, perdi igual ao gordinho na praça. Mas ao contrário dele, eu aceitei a derrota. Perdi, ponto pra morena. A bola de antes era o cartão de agora. Mas ao contrário dele, não saí do jogo. Perdi, pronto. Assinei as 3 revistas. Recém tinha chego ao brasil e a malandragem tupiniquim já se fazia presente.

3 Comments:

At 5:32 PM, Anonymous Anônimo said...

BEM VINDO AO BRASIL !!!! HEHEHEHH

VAI SER ENGRAÇADO QUANDO TU RECEBER AS REVISTAS E LEMBRAR MALDITOS ME PASSARAM PRA TRÁS...
SE QUISER PODE ME EMPRESTAR DEPOIS VOU TER O PRAZER DE LER ELAS E AINDA POR CIMA DE GRAÇA ;)

 
At 4:42 PM, Blogger Tiago Jucá Oliveira said...

hehe, ótimo texto garoto! vou ter que arrumar uma morena assim prO DILÚVIO...

abz
jucá
da-lhe da-lhe tricolor

 
At 6:17 AM, Anonymous Anônimo said...

Isso me faz lembrar aqueles alfajor que a gurizada comprou na Aduana...pão de mel!!

 

Postar um comentário

<< Home